logo

CONSTRUÇÃO

pie-chart-149727_640 const

Soraya Guisoli Contin/Empresária, Coach senior formada pelo ICI – Integrated Coaching Institude e psicóloga em formação.

 

A família é o principal agente do desenvolvimento humano e responsável pela estruturação do indivíduo, é onde ele nasce, cresce e se desenvolve psíquica e emocionalmente, formando sua identidade e personalidade.

A família pode ser comparada a metáfora de uma casa. Ao construirmos uma casa, precisamos, em primeiro lugar, pensar no terreno, na planta, nos alicerces, para, então, depois levantarmos as paredes, dividirmos seus ambientes etc. Somente depois de termos passado por todas estas fases é que poderemos colocar o telhado.

Com a família não é diferente. É necessário um planejamento alicerçado em amor, confiança e segurança; estes são ingredientes que não podem faltar na receita. É desta relação que surgem os filhos, e mesmo antes da concepção, o bebê já sente se é desejado e amado. A formação de sua identidade está alicerçada na relação dos pais, é através dela que ele vai adquirir atitudes, valores e princípios que vão norteá-lo em sua vida adulta e social.

A casa tem divisões, sala, quarto, cozinha etc., e nestes ambientes tem espaços em comum e espaços individuais, onde cada um tem sua privacidade. Mais uma vez, encontramos uma semelhança com o desenvolvimento humano. Inicialmente não ocorre a diferenciação entre os sentimentos (Eu/Outro), mas com o passar do tempo, é extremamente necessário que isso aconteça e cabe aos pais esta responsabilidade. O filho cresce e vai se tornando uma pessoa diferenciada dos pais, adquirindo com a ajuda deles, certa autonomia, num processo de identificação, ou seja, esta relação é nutrida por uma troca mútua de experiências, aprendizados e conhecimentos que são compartilhados em conjunto, porém, o segredo da receita está em usar os ingredientes na dosagem correta e hora certa, caso contrário, o resultado final pode ser gravemente comprometido e as consequências podem ser desastrosas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.