logo

FILMES SOBRE CRIANÇAS E PARA CRIANÇAS

 

FILMES SOBRE CRIANÇAS (antigos e recentes)

A Cor do Paraíso (2000/Irã) 

O filme começa com Mohamed esperando seu pai vir buscá-lo para as

férias, na escola especial para cegos onde estuda. A espera é longa, pois o seu pai está

relutante em levá-lo para casa, por pensar que o filho cego atrapalhará suas pretensões

de se casar de novo.

 

A Maçã (1998/Irã)

Trata de um isolamento social de duas meninas gêmeas filhas de uma mãe cega e  de um pai muito velho que para ganhar a vida vive andando pela aldeia rezando.

 

Cegonhas – A História que Não te Contaram (2016/Estados Unidos) 

Na Montanha das Cegonhas a entrega de bebês é levada muito a sério. Lá a fábrica  crianças é aprimorada, com fluxo de trabalho infalível e patenteado, usando tecnologia de ponta. Quando alguém quer um filho é só chamar o Serviço de Entrega das Cegonhas.

 

Litte boy: Além do impossível (2016/ Mexico e Estados Unidos)

Nos anos 1940, um menino de 8 anos sofre bullying pelo fato de ser pequeno. Seu grande amigo é o pai e pretende fazer o possível e o impossível para trazê-lo de volta quando ele parte para a guerra.

Nenhum a menos (1999/China) – Belíssimo e inesquecível

Quando o professor da escola primária de uma pequena aldeia rural em Shuiquan tem que se afastar do trabalho por um mês, a única pessoa que pode substituí-lo é Wei (Wei Minzhi), uma tímida jovem de 13 anos sem experiência alguma na arte de lecionar. Ela recebe a restrita ordem de que deve manter todos os alunos na escola e não deixar nenhum partir. Teimosa, ela fará de tudo para cumprir o plano, algo prova ser mais difícil do que parece quando o pequeno Zhang (Zhang Huike) é obrigado a deixar a aldeia e ir para cidade a fim de arrumar um trabalho. Contando com o apoio de seus alunos, a determinada professora vai a pé atrás de seu aluno perdido e não vai desistir até trazê-lo de volta.o prefeito, para substituir por um mês a seu professor. Isso permite que a cada dia um pedaço de

 

O garoto da bicicleta (2011/ Belgica. Itália e França)

O Garoto da Bicicleta conta a história de um garoto de quase 12 anos, Cyril, que não aceita a rejeição do pai que quer começar outra vida sem o menino. Revoltado, agressivo, o menino se agarra à cabeleireira Samantha,, que percebe seu desespero e procura dar a ele o amor de que necessita, buscando uma conexão familiar e social com o garoto. 

 

O Lobo do deserto (2014/ Emirados Arábes, Catar, Jordãnia e Reino Unido)

O jovem Theeb inicia uma perigosa jornada junto a tribo beduína que vaga pelo deserto da Província de Hejaz, localizado no Império Otomano. O menino passa seus dias brincando com o irmão mais velho Hussein. A vida dos viajantes muda com a chegada de Max e Marji, um oficial do exército britânico e seu guia. Eles pedem o auxílio do grupo para localizarem um poço romano que encontra-se em um perigoso território de caça.

 

O pequeno príncipe (1974/ Estados Unidos)

Adorável e delicado clássico de inocência e descobertas, do autor Antoine de Saint-Exupéry.. Um piloto perdido no deserto  e um menino vindo de um lugar distante. Juntos, eles compartilham experiências que divertem, encantam e tocam o coração. Alguém já aprendeu algo com uma raposa? Já cuidou de uma rosa por ser mais especial entre outras rosas? Já visitou um rei distante de tudo e de todos? Observou a maliciosa dança de uma serpente? O universo, ou melhor, a vida é um lugar encantador, ainda quando se convive com o pequeno príncipe.

 

Spotlight: Segredos Revelados (2015/Estados Unidos)

Um grupo de jornalistas descobre documentos que provam crimes sexuais cometidos por padres contra crianças em Boston. Eles preparam uma série de reportagens reveladoras, evidenciando os abusos cometidos por sacerdotes da Igreja Católica.

 

Uma escola de havana (2015//Cuba)

O menino Chala tem uma vida difícil em casa com a mãe viciada em drogas e tem de sustentá-los treinando cães para rinha. Na escola não é diferente, ele vive brigando com colegas, mas tem um respeito profundo pela professora Carmela. Ela tem de se afastar da escola por problemas de saúde, causando a tristeza de Chala, que corre o risco de ir para um internato por causa da nova professora.

 

FILMES PARA CRIANÇAS (publicado na revista Veja de 06/11/2014)

Recomendados para crianças de 4 a 6 anos

Bons de Bico (Estados Unidos), de Jimmy Hayward – Jake e Reggie são dois perus com grandes diferenças e poucas afinidades. Eles vão se unir para que a sua espécie não vire o prato principal do Natal.

Ernest & Célestine (França)  de Stéphane Aubier, Vincent Patar e Benjamin Renner – Um urso e uma ratinha enfrentam todas as dificuldades para provar que qualquer maneira de amor vale a pena e que as grandes diferenças são superadas.

O Homem da Lua (França, Irlanda e Alemanha), de Stephan Schesch – O Homem da Lua não aguentava mais viver sozinho em seu satélite. Um dia, ele decide visitar a Terra e descer de carona na cauda de um cometa. Ao chegar, acha tudo maravilhoso, mas logo começa a ter problemas porque é considerado um invasor..

Recomendados para crianças de 7 a 9 anos

Aprender É Divertido (Holanda), de Barbara Bredero – Tobias nunca se deu muito bem com sua professora, a senhorita Sanne. Mas quando ela tem que se afastar para ter um bebê, Tobias e seus colegas conhecem um novo educador.

Pinóquio (Alemanha), de Anna Justice – Quando um pedaço de madeira cai nas mãos do velho fabricante de brinquedos Gepeto, ele esculpe um fantoche e o chama de Pinóquio. Certo dia, o boneco ganha vida e se mete em muitas aventuras.

Uma Viagem Extraordinária (França e Canadá), de Jean-Pierre Jeunet – A história acompanha a saga de um garoto superdotado, filho de um fazendeiro do interior dos Estados Unidos, que atravessa o país de trem.

Recomendado para crianças de 10 a 12 anos

Alfie, o Pequeno Lobisomem (Holanda), de Joram Lürsen – O pequeno  Alfie não tem ideia do que está acontecendo com ele. Na noite de seu aniversário de sete anos ele se transforma em um lobinho. Quando a lua cheia brilha, ele salta pela janela, para ser livre. No dia seguinte, acorda como um menino normal.

Amigos? (Holanda), de Margien Rogaar – Dois amigos encontram-se em lados opostos pela primeira vez na vida. No torneio anual de construção em madeira eles representam escolas diferentes. A paixão pela mesma garota vai aumentar ainda mais a rivalidade.

 

DOCUMENTÁRIOS

Crianças Invisíveis –  ( Crianças nas Ruas )

De porta em Porta –  ( Mal uso do Fórceps no Nascimento )

Marcas do Silêncio ( Violência Doméstica/Abuso Sexual de Criança )

A morte inventada (Alienação Parental)

Sobre o Amor – ( Crianças Deficientes, Namoro e Amor )

 

*Sites pesquisados: Adorocinema, Filmes Cult; portal.mec.gov.br; cinema 10

 

 

 

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.