logo

Quem sou eu

fototania


Olá, obrigada por estar aqui.

Sou Tânia da Glória Nogueira, nasci na década de 1950, filha de pais que muito admiro e que me ensinaram a gostar de gente, a ter garra e a lutar pelo que quero e a buscar contínua e de forma incessante o conhecimento.

Sou a “professora Tânia Nogueira” desde os 23 anos, quando me formei em Psicologia pela UFMG e comecei a lecionar na faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Em 1986 entrei para a atual Universidade FUMEC (www.fumec.br) na área de avaliação psicológica. Em 2008 introduzi o atendimento à casal e família como um tópico da disciplina Ética Profissional, este tópico se transformou, em 2010, em uma disciplina e desde 2014 se ampliou e é hoje, a disciplina “Intervenções na abordagem sistêmica”. Fui supervisora de estágio na clínica escola da FUMEC em atendimento de família e casal entre 2010 e 2012

Minha formação profissional é marcada por quatro grandes momentos: a formação iniciada ainda na faculdade de quatro anos em Dinâmica de grupo; durante dez anos pertenci a um grupo de estudo e de terapeutas que tinham como base epistemológica a abordagem sócio histórica. Em 1992 fiz a formação, por dois anos, na abordagem sistêmica. Desde então, não parei de fazer cursos, atuo como terapeuta sistêmica e tornei-me estudiosa de casal e família. O mestrado em Psicologia Social finalizado em 2002 foi outro grande marco em minha vida profissional.

Tendo como foco a relação do sujeito com o grupo/sistema do qual faz parte e por acreditar que o todo é complexo, que o mais constante é a mudança e que a intersubjetividade é o cerne das relações é que proponho este espaço interativo. Espaço que se caracteriza como trocas de conhecimentos (teórico e prático) e de afetos. Este espaço é nosso, em que tanto eu, enquanto profissional, quanto você, profissional ou não, poderá expressar suas ideias, suas reflexões (Teoria) e, também, escrever sobre suas experiências pessoais e/ou profissionais além de poder narrar lembranças e histórias da sua infância, de família e de casal (Prática). Ou seja, vamos juntos produzir conhecimento, partindo daquilo que faz sentido (Afetos), integrando a teoria, o afeto e a pratica / TAP.