logo

AMOR – Compromisso e Entrega/ e Doação

AMOR – Compromisso e Entrega

Ceide Lemos de Souza Lima/Psicoterapeuta de casal, família e individual

 

O amor pode ser definido considerando dois aspectos:

sentimento/ emoção, como por exemplo:  afeição, admiração, encantamento, atração, desejo sexual .

ações, tais como como: cuidar, proteger, ser companheiro, compartilhar o mesmo espaço,  constituir família. Estas ações são oriundas de desejos que motivam ou geram alguns tipos de amor.

O amor, a meu ver, ocorre plenamente quando engloba duas atitudes básicas: entrega e compromisso com seu objeto de amor. E tais atitudes referem-se aos valores prioritários tanto daquele que ama como daquele  que é amado. Não se trata apenas, como alguns pensam, de assinar um papel, fazer um ritual, uma festa, ter testemunhas, padrinhos ou de uma obrigação, de leis, mas de uma livre e consciente escolha que se faz, envolvendo os  parceiros com igual respeito, reconhecimento, cuidado e afeição.

Erroneamente, muitos cantam, fazem poesias, obras de arte sobre o tema amor com a concepção de  que  compromisso e entrega estão  ultrapassados, fazem parte do machismo, ou é o  ponto alto da relação de dominação.

Por outro lado, outros consideram a ausência destas atitudes como causa principal de superficialidade, da irresponsabilidade, da falta de consideração, maus tratos, agressividade, enfim, como responsável pela banalização do amor nas relações humanas, em geral, sobretudo em nossa atualidade.

E ainda para outros, o amor não se explica, vive-se, ousa-se correr o risco de ser sujeito  e, simultaneamente, objeto na relação, de ultrapassar o âmbito do egocentrismo, do individualismo, em busca da alegria e realização do encontro   com “o verdadeiro outro” e construção do solidário nós.

 

“Amor é doar-se ao outro…mas antes doar-se a si mesmo.

Pois não podemos dar o que não temos ou experienciamos em nós mesmos.

Ame-se para amar…”

Maria José Queiroz

Psicóloga / Psicopedagoga

 

Imagem PIxabay

 

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.