logo

DEZEMBRO MÊS DOS PRESENTES COMEMORAÇÕES E REFLEXÕES

 

 

DEZEMBRO é um mês extraordinário, ao mesmo tempo em que algumas máscaras caem outras se fortalecem. É o mês onde o PARECER é mais evidente. PARECER amigo, amado, que ama, que é alegre, que é feliz, que é generoso, que tem uma família maravilhosa e muito unida. Socialmente, cada vez mais essas máscaras se evidenciam, mas as máscaras caem quando se fazem no interior da sua alma, reflexões sobre quem é você, o que fez, o que deixou de fazer, o que você perdeu e o que ganhou no ano que se vai.

Dezembro é o mês das festas e quanto mais festas e confraternizações  se vai, mais querido e importante a pessoa se sente. É neste social que as máscaras aparecem, pois convivemos com  pessoas que não gostamos, damos beijinhos em pessoas, que, muitas vezes, desprezamos. Mas, também, temos a oportunidade de declarar nosso amor, nossa amizade, nossa admiração pelos entes queridos.

Dezembro é o mês dos presentes. Quem não gosta de ganhar presentes? Quem não gosta de dar presentes? O dar e receber presentes é uma tradição em nossa cultura. É um ato de reciprocidade.

Neste mês de dezembro vamos falar um pouco sobre dar e receber presentes, em um texto intitulado O presente da alegria. Vamos, também,  discutir os aspectos financeiros que envolvem a relação conjugal. Não vamos postar no natal e no ano novo.

E como é um mês de reflexões, vamos começar com belas palavras de Mahata Gandhi.

SE EU PUDESSE DEIXAR ALGUM PRESENTE A VOCÊ,

DEIXARIA ACESO O SENTIMENTO

DE AMAR A VIDA DOS SERES HUMANOS

A CONSCIÊNCIA DE APRENDER

TUDO O QUE FOI ENSINADO PELO TEMPO AFORA…

LEMBRARIA OS ERROS QUE FORAM COMETIDOS,

PARA QUE NÃO MAIS SE REPETISSEM.

A CAPACIDADE DE ESCOLHER NOVOS RUMOS.

DEIXARIA PARA VOCÊ, SE PUDESSE,

O RESPEITO À AQUILO QUE É INDISPENSÁVEL;

ALÉM DO PÃO, O TRABALHO

ALÉM DO TRABALHO, A AÇÃO.

E QUANDO TUDO MAIS FALTASSE, UM SEGREDO:

O DE BUSCAR NO INTERIOR DE SI MESMO,

A RESPOSTA E A FORÇA PARA ENCONTRAR A SAÍDA.”

MAHATMA GANDI

    

 

 

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.