logo

FEVEREIRO/ QUAL É A SUA FANTASIA?

Fevereiro é tradicionalmente o mês do carnaval. Carnaval lembra máscaras e fantasias. A história mostra que as máscaras sempre foram usadas. As mais famosas máscaras são as de Veneza. As fantasias eram e são comuns na infância e é, muitas vezes, nas festas e bailes à fantasia, que os adultos usam máscaras e fantasias.

Além do sentido usual, as máscaras e as fantasias têm um sentido figurado. As máscaras expressam aquilo que se quer parecer X o ser e as fantasias expressam aquilo que se gostaria de ser, mas não é.

Em um texto intitulado: Qual é a sua fantasia? vou falar mais sobre o tema, ou seja, das nossas fantasias ao longo da vida.. Em um dos pôsteres deste mês, Camila Lobato nos traz um texto sobre as máscaras do dia a dia. Não publicaremos nenhum poster novo no período do carnaval.

Mas carnaval é  tempo de alegria, é tempo dos encontros, desencontros e, também, do AMOR. Vamos começar com o encontro de Chico Buarque e Maria Betânia com a letra e música SEM FANTASIA.

E para lembrar que estamos em pleno CARNAVAL abaixo um trecho de uma das mais belas músicas do carnaval (poder-se-ia dizer de antigamente ou de sempre?): A noite dos mascarados de Chico Buarque.

Mas é Carnaval!

Não me diga mais quem é você!

Amanhã tudo volta ao normal.

Deixa a festa acabar,

Deixa o barco correr.

Deixa o dia raiar, que hoje eu sou

Da maneira que você me quer.

O que você pedir eu lhe dou,

Seja você quem for,

Seja o que Deus quiser!

Seja você quem for,

Seja o que Deus quiser!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.