logo

MAIO DA COR DO SOL MAIO LARANJA MAIO AMARELO

No dia 03 de maio é comemorado o Dia Internacional do Sol. No Brasil, dois movimentos importantes se apresentam em maio de 2018. Maio Amarelo e Maio Laranja. Juntos o amarelo e o laranja resultam na cor do sol!

Ambos os movimentos tentam romper com duas das maiores tragédias sociais que destroem as famílias brasileiras e de todo o mundo. Maio amarelo com o título “Nós somos o trânsito”, é um movimento por um trânsito mais seguro e em várias instituições ocorrerão ações educativas que visam fomentar na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.

Por outro lado foi lançada na Câmara dos deputados a campanha maio laranja  contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa foi instituída pela Lei nº 5.118, de autoria do parlamentar Herculano Borges, aprovada em dezembro de 2017 No decorrer deste mês, serão promovidas atividades para conscientização, prevenção, orientação sobre o assunto.

Com o mesmo objetivo foi protocolado, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG), o Projeto de Lei que institui a campanha “Maio Laranja” e o Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Segundo  o site da Associação Projeto previdência (25/04/2018) a cor laranja foi escolhida para marcar a campanha como um sinal de “alerta” de que precisamos estar atentos à uma realidade à nossa volta, muitas vezes, bem perto de nós, que precisa da nossa ação para ser combatida.

Segundo o mesmo site, o projeto busca ressaltar a importância do Poder Público Municipal implementar um Plano de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes que garanta atenção à toda a família por meio da atuação em rede, fortalecendo, assim, a aplicabilidade da Lei Federal 8.069/90, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Sendo tanto os abusos no transito, que causam tantas mortes, quanto os vários casos de abuso sexual que assolam tantas famílias, o casalefamiliaaovivo se propôs a chamar a atenção para estes tópicos.

Por outro lado, não poderíamos deixar de fazer uma HOMENAGEM ÀS MÃES.

Para falar de esperança que estes movimentos nos trazem vamos apresentar a musica de Milton Nascimento: Nascente

www.youtube.com/watch?v=V0_5HfjcGQc

 

video publicado por Marcio Proença em 12 de setembro de 2013

Imagem: PIXABAY



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.