logo

NO BRASIL, no mês de ABRIL a história se repete!

Na história do Brasil aparecem  mitos, crenças, tabus e, até, mesmo fatos que se repetem e se solidificam.  Estamos falando de uma situação que se repete: o mês de ABRIL é marcado por vários fatos que geraram mudanças históricas.

A seguir serão enumerados acontecimentos que marcaram  o Brasil, gerando profundas mudanças na dinâmica da estrutura da sociedade brasileira. Acontecimentos, esses, que ocorreram ou tiveram seus ápices no mês de abril.  Não será feita nenhuma análise sócio histórica e/ou política dos fatos. Esses serão apenas narrados.

No dia 22 de abril comemoramos a descoberta do Brasil, por Alvares Cabral em 1500. A descoberta foi o marco, que trouxe mudanças na vida dos portugueses e dos nativos. Os indígenas, antes livres, tiveram que se adaptarem aos novos senhores da terra.

Outra data marcante foi 21 de abril de 1789, em que Tiradentes foi condenado e  enforcado, por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira. Movimento de luta diante da exploração política e econômica exercida por Portugal sobre sua principal colônia, o Brasil;

Em 21 de abri 1960, houve uma mudança fundamental, idealizada e efetivada por JK: a capital do país passou do Rio de Janeiro para Brasília.

Em 31 de março/01 de abril de 1964 começou  o período da ditadura militar.

Em 21 de abril de 1985 foi anunciada a morte de Tancredo Neves, após dias de agonia e comoção em todo Brasil.

Agora, em 2018, na primeira semana de abril, um ex-presidente está sendo preso por corrupção!

Todos esses fatos foram e são marcados pelas contradições, pela intolerância, pela dificuldade de se lidar com as diferenças e pela necessidade de mudanças. Em todos aparecem questões sociais, morais e éticas

Aqui vamos enfatizar, neste mês, essas questões, que, também, são comuns no cotidiano, mas antes uma pergunta:  Afinal, o que é ética?  As intolerâncias e dificuldades de lidar com as diferenças nas relações familiares e de casal serão apresentas através dos temas alienação parental e críticas nas relações de casal.

Ao recordar e vivenciar estes momentos históricos, surgem sentimentos e pensamentos interligados e muitas,vezes, contraditórios. Fernando Pessoa fala bem desta vivência.

Para ilustrar e lembrar uma época de nossa história abaixo a música símbolo da saga de Tancredo Neves: Coração de Estudante (Milton Nascimento).

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.