logo

Novembro o mês do ALERTA

MÊS DO ALERTA

No Brasil, desde 2008, existe uma campanha criada pelo Instituto Lado A Lado pela Vida intitulada NOVEMBRO AZUL pela sensibilização para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Homens a partir de 40 anos são orientados e, espera-se, conscientizados  a fazerem  o exame de sangue (PSA) e o toque retal. Apesar de ainda ter muito preconceito, o que muitas  vezes retarda o tratamento da doença, tem aumentado o número de homens que fazem a prevenção.

Já o dia 14 de novembro é considerado o Dia Mundial do Diabetes, dia este definido pela Federação Internacional de Diabetes e Organização Mundial da, desde 1991. Há um  alerta para o diabetes, que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais (em parte porque aproximadamente metade das pessoas não sabe que tem diabetes).

A cor azul é usada para ambas as campanhas no mundo, com a diferença de que o Mês Mundial do Câncer de Próstata e dos outros tipos de câncer que atingem os homens é setembro (“Blue September” ou Setembro Azul), e o Mês da Saúde Masculina é Junho.

Aqui no Brasil deveríamos comemorar o dia da Proclamação da República.  Mas, sabemos, que diante da situação caótica e quase que amoral que vivemos atualmente nada temos a comemorar! Que república é essa?! O Brasil, também, está com sinal de alerta!

Falando em Homens, foi solicitado a alguns dos nossos colaboradores o que é SER HOMEM para eles. Veremos, então, como os homens, sem generalizar, vêem a si próprios e aos outros homens.

Apesar das mudanças vividas nas últimas décadas pela sociedade, ainda existem estereótipos, que fazem parte da representação social do que é Ser Homem. Para ilustrar e refletir abaixo a musica Homem não chora com  Frejat

Mas não podemos esquecer que diabetes é uma doença crônica. Sendo assim, vamos apresentar um artigo sobre a família e os portadores de doenças crônicas e começar com o poema de Florbela Espanca: A minha dor.

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.