logo

Quem é Lilith?

 

 

Conversas SBCenses: Lilith? Quem é essa? amiga de Lucifer??? ]

 

Santuza TU/Psicóloga[ii]

 

E foi nesse ponto que grande SBCense compartilha conosco uma “história apócrifa” que mudou sua vida: a história de LILITH !!! Alguém conhece?

Ela nos passa com seu jeito de contar: gente! os primeiros habitantes do paraíso não foram Adão e Eva… foram Adão e Lilith!!! Sim… a primeira mulher foi Lilith, feita do mesmo barro, como Adão… Então, Deus criou Lilith… E Deus criou Adão… Os dois do barro… e os colocou no paraíso, o Éden. E viviam felizes…

Mas Lilith começou a focar contrariada com algumas coisas que ocorriam. E começou a questionar muito: como eu tenho que me submeter a você Adão!!! Por que isso??? E Adão respondia: porque Deus quer assim!!! Não questione… Mas ela não se conformava: por que eu por baixo e você por cima!?!? Não pode ser diferente? E Adão: deixa isso prá lá, Lilith, não seja teimosa!!! Mas ela não se conformava… e começou a ficar revoltada com Deus.

E Deus ficou sabendo disso… claro, onipotente, onisciente… está em todo lugar… na verdade o Deus Pai cristão é muito autoritário, punitivo… machista mesmo…vocês não acham?

Deus ficou muito irritado com a revolta de Lilith. E, imaginem!!! Foi nessa mesma época que, lá no céu estava acontecendo uma revolta de Lucifer com Deus, também! Lucifer, que era o braço direto de Deus, começa a dar opiniões e criticar o mesmo. Acha que Deus suporta isso!?!?!?

E foi então, nessa época, que Deus cria as trevas… e manda prá lá Lucifer e Lilith… os primeiros moradores das trevas…

Lucifer e LIlith ficaram amigos… e Adão ficou sozinho no paraíso… e começou a ficar muito ruim sozinho… então, ele faz “contato” (não sei como se fazia naquela época) com Deus: Deus manda outra mulher para mim… mas, manda uma que seja menos questionadora, mais cordata, por favor!!! Deus atendeu: durma Adão!!! Adão dormiu e Deus tirou uma costela e construiu Eva.

Acredita-se que Lilith costumava seduzir os homens, as crianças, os inválidos e os recém-casados, aprisionando-os e causando-lhes orgasmos extasiantes. Por este motivo, pode representar o ódio contra a família, aos casais e aos filhos. Lilith, entre outras coisas, é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. Ficou na história como a “lua negra” (a face sombria do feminino), como um demônio… relacionada à sombra do inconsciente, ao mistério, ao poder, à sedução, à tempestade, à escuridão e à morte.

As Lilith representam, também, a força feminina, aquela que busca sua afirmação e igualdade. E caminhou por aí nossa conversa, perguntas, perplexidades, reflexões:

  • Todxs nós somos impregnadxs da cultura judaico cristã, da qual herdamos as matrizes masculina (Adão) e feminina (Eva)
  • Então… sabe, esse desejo inconfessável de ser protegida, de se submeter? matriz feminina de Eva!!!
  • Então…sabe Adão? Só esta, a matriz masculina… vive com Eva, sonha com Lilith mas não dá conta… por causa da matriz!!!
  • E você já “descobriu” a Lilith em você?
  • E como ela se manifestou/manifesta?
  • Você conhece (ou se vê assim) Liliths travestidas de Evas? Sim!!! Temos muitas… pois, somos, constantemente… diariamente… várias vezes ao dia, sutilmente, “forçadas’ aos papéis de Eva!!!
  • Mas e você conhece (ou se vê assim…) mulher Lilith? percebe constantemente… diariamente… várias vezes ao dia… as ameaças que as Liliths recebem de maneira sutil: claro que podem ser Liliths, mas ficarão sozinhas… e sofrerão por isso.. e por aí vai…

 

 

[i]

Parte de cronica publicada no livro “diario do SBC”, autora Santuza tu. Editora Caratinga 1a edição. 2017.
[ii] SantuzaTU (psicóloga, terapeuta cognitivo-comportamental, empresária diretora da S&T Consultoria e articuladora do grupo SBC (Samba, Bobagem e Cerveja).



Deixe uma resposta